• sábado, 15 de janeiro de 2011

    A PJ e a Ampliada Nacional

    Nas últimas semanas vínhamos falando sobre questões que envolvem os grupos de jovens e como a Pastoral da Juventude vê e trabalha estas questões. Hoje eu quero abrir uma brecha neste nosso tópico para falar um pouco sobre encontro histórico que vai acontecer no ano que vem e que vai dar novos rumos na caminhada da PJ. Se você é participante de grupo de jovens, membro de uma equipe diocesana da PJ, assessor, militante pastoral ou padre, pode contribuir para que este processo tenha o rosto da sua realidade e um pouco da sua experiência. Não vamos perder o trem da história. O momento é agora!
    A cada três anos, pejoteiros de vários cantos do país se reúnem para avaliar a caminhada nacional da PJ e programar os passos e os projetos para os anos seguintes. Esta reunião recebe o nome de Ampliada Nacional. É um momento de decisão, de novos rumos e novos ares.
    A Ampliada Nacional acontece em 2011, em Imperatriz, no estado do Maranhão, entre os dias 8 e 15 de janeiro. E ela tem objetivos bem bacanas e bem concretos a serem realizados. O principal deles é olhar para o que aconteceu na PJ entre os anos de 2008 e 2010 e projetar as ações para seis anos, sabendo, é claro, que em 2014 haverá outra Ampliada para ajudar a ajustar os passos.
    Pessoalmente, eu acho a questão do planejamento o passo mais importante. E é significado que ele seja pensado para seis anos com uma parada no meio para reavaliação. As ações devem ser pensadas num prazo maior, mas com a perspectiva de que a realidade juvenil também é dinâmica e por isso podem ser reavaliadas.
    Como disse, a ampliada reúne jovens e assessores de diversos cantos do país, o que acabará por criar um momento propício para troca de experiências, partilha de vida, de cheiros, gostos, emoções, olhares e companheirismo entre todos os regionais e juventudes. Será um tempo de celebrar nossa fé, a vida da juventude, vivência comunitária e seguimento de Jesus Cristo; de fazermos memória de nossa história e de reafirmar o nosso jeito de ser Igreja.
    Muito será discutido também. Olharemos para a realidade da PJ em cada regional, a articulação com as demais pastorais da juventude e com o setor juventude. Refletiremos sobre como o projeto de revitalização da PJ latino-americana foi e tem sido trabalhado no Brasil. As metas do último plano trienal e os projetos nacionais serão avaliados, assim como nossa intervenção social com as políticas públicas e para além delas.
    Na última Ampliada, em Palmas, no ano de 2008, foram assumidas duas prioridades: Missão e fortalecimento dos grupos de base. Como estas prioridades chegaram em nossos regionais, dioceses e grupos? Será preciso avaliar isto também. Que prioridades assumiremos para os próximos seis anos? Que passos devem ser dados para que o que for decidido se torne vida e não letras mortas? E por falar em vida, a Ampliada será momento também de se pensar como ajudar a melhorar a Campanha contra o extermínio da juventude.
    Por fim, serão avaliadas também a coordenação nacional, assessoria e a atuação dos regionais frente ao trabalho nacional, bem como será concluído o processo de escolha da secretaria nacional.
    Gostaria de que você se sentisse parte deste processo bonito e importante. Muita coisa será feita. E você pode ajudar a construir este momento histórico da caminhada da PJ nacional. Responda e divulgue o levantamento que está no site da PJ. Se você anima ou acompanha um grupo de jovens, há um questionário para você lá. Se você acompanha ou faz parte de uma comissão diocesana da PJ também. Se você é assessor, militante ou padre, há um questionário específico para você também.
    Cada contribuição é importante. As respostas vão ajudar na avaliação e no planejamento. Ajude a divulgar este endereço. Se você tem uma página pessoal ou pastoral, blog, perfil no orkut, facebook ou twitter, coloque-o lá. O link é http://www.pj.org.br/noticias.php?op=ExibeNoticia&idNot=230.
    Quem quiser tirar alguma dúvida, fazer alguma sugestão ou manter contato com a equipe que está a frente desta ampliada, é só escrever para anpj.imperatriz@gmail.com . O momento é histórico. Vamos contribuir neste passo importante da PJ.

    0 comentários:

    Postar um comentário