• sábado, 24 de abril de 2010

    Campanha do primeiro voto na internet mobiliza jovens


    Com a finalidade de estimular jovens de 16 anos a tirar o título de eleitor e exercer o seu direito a cidadania, muitas campanhas tem sido feitas desde o início do mês março, para conscientizar os jovens sobre a importância do voto e da participação política.

    As campanhas vêm surtindo um efeito positivo, já que, apesar do voto aos 16 anos ser facultativo, uma grande quantidade de jovens se mobilizou através da internet e de mutirões sociais e realizou seu cadastramento eleitoral.
    De acordo com o coordenador de Políticas de Juventude do Governo da Bahia, Éden Valadares, o alistamento facultativo é um importante termômetro da participação política dos jovens: “O envolvimento dos jovens adolescentes, que possuem entre 16 e 17 anos, nas eleições, é um elemento indicador da participação política juvenil – apesar de não ser o único”, afirma.
    Valadares diz ainda que, “O voto aos 16 anos revela não só uma atitude positiva quanto ao ato de votar, mas, sobretudo, à participação como um todo, pois aqueles que optam por antecipar sua cidadania eleitoral o fazem com propósitos mais amplos, tais como participar das campanhas, fazer militância e até, a posteriori, concorrer nas eleições”, finaliza.
    O jovem que ainda não possui o Título de Eleitor deve ficar atento ao prazo para requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio que vai até o dia 5 de maio e pode ser solicitada pela internet, através do sistema Título NET. Após preencher os dados solicitados, e de escolher um local de votação dentre os disponíveis o eleitor deverá comparecer ao cartório eleitoral ao qual pertence à rua em que reside em até cinco dias corridos.
    Documentos
    RG original ou certidão de nascimento ou casamento (não serão aceitos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte por não conterem, respectivamente, nacionalidade/naturalidade e filiação), comprovante de endereço (conta de luz, ou conta bancária, ou conta de telefone, etc. desde que contenha nome e endereço e seja recente).

    0 comentários:

    Postar um comentário